O cérebro humano é muito misterioso. Com toda a evolução da ciência, os pesquisadores ainda têm dúvidas de vários aspectos de como e por que nos sonhamos e qual é o real significado dos sonhos.

Cientistas do mundo todo já realizaram estudos sobre os sonhos, e infelizmente ainda não temos 100% de certeza sobre a função do sono, e nem exatamente como e por que sonhamos. Nós sabemos que nosso ciclo de sonhos é tipicamente mais abundante e melhor lembrado durante o estágio chamado de sono rem.

Apesar de algumas pessoas não se lembrarem de seus sonhos, todos sonhamos, a frequência em que os sonhos são lembrados varia de pessoa para pessoa.

Quais são as principais teorias do por que sonhamos?

Existem várias teorias quanto ao motivo pelo qual sonhamos. Um deles é que os sonhos funcionam em parceria com o sono para ajudar o cérebro a classificar as informações coletadas durante o sono rem. Durante o dia seu cérebro recebe milhares, de informações. Alguns são pequenos detalhes sensoriais, como a cor de um carro, enquanto outros são muito mais complexos. Durante o sono, o cérebro trabalha para organizar todas essas informações e decidir o que guardar na memória e o que esquecer. Alguns pesquisadores sentem que os sonhos desempenham um papel neste processo.

Os sonhos estão ligados à maneira como formamos memórias. Estudos indicam que, enquanto estamos aprendendo coisas novas, os sonhos aumentam enquanto dormimos. A ideia de que usamos nossos sonhos para classificar e converter memórias de curto prazo em memórias de longo prazo ganhou algum impulso nos últimos anos.

Os sonhos podem refletir sentimentos e emoções

Outra teoria é que os sonhos refletem nossas emoções. Durante o dia, nosso cérebro está trabalhando para estabelecer conexões e alcançar certas funções.  A noite, tudo diminui. Não somos obrigados a nos concentrar em nada durante o sono, então nossos cérebros fazem conexões muito soltas. É durante o sono que as emoções do dia enfrentam o nosso ciclo dos sonhos. Se algo está pesando muito em sua mente durante o dia, é provável que você possa sonhar sobre isso.

Os sonhos não são nada além de lixo

Existe outra teoria intrigante sobre os sonhos, sugerindo que os sonhos realmente não atendem a nenhuma função. Os sonhos seriam apenas um subproduto inútil do cérebro disparando enquanto dormimos. Sabemos que a parte traseira do nosso cérebro fica bastante ativa durante o sono REM, quando a maioria dos sonhos ocorre. Alguns pensam que é apenas o cérebro se desligar que os sonhos são disparos aleatórios e sem sentido do cérebro.

por que sonhamos, o que é o sono rem
O sono R.E.M. é a fase do sono na qual ocorrem os sonhos mais vívidos. Durante esta fase, os olhos movem-se rapidamente.

A verdade é que, enquanto o cérebro permanecer como um mistério, provavelmente não será capaz de identificar com certeza por que sonhamos.

O post Por que sonhamos e o que é sono REM apareceu primeiro em Coruja Feed.