no-cover

Por que as janelas dos aviões são redondas?

Like
82
0
quarta-feira, 21 março 2018
Região

As janelas dos aviões são redondas não são apenas uma escolha de design. É uma inovação de engenharia. Se as janelas dos aviões comerciais fossem quadradas, o avião inteiro se desintegraria no meio do vôo. Os cantos das janelas quadradas são menos resistentes às alterações de pressão, por isso a aposta mais segura são as janelas ovais.

As janelas dos aviões sempre foram redondas?

Em meados do século XX, as companhias aéreas comerciais começaram a lançar seus aviões em altitudes mais elevadas. Este plano foi, inicialmente, foi uma estratégia de economia de dinheiro, já que a menor densidade do ar significa menos arrasto no avião e menos arrasto significa que menos combustível é desperdiçado. Voar na atmosfera superior significa um percurso mais suave também.

Para fazer aviões voarem em maiores altitudes, as companhias aéreas tiveram que fazer algumas mudanças no projeto. Primeiro, a cabine do avião tinha que ser pressurizada para que os passageiros pudessem respirar. Em segundo lugar, o avião tinha que ser cilíndrico para suportar a nova pressão interna aumentada. Nos anos 50, três aviões caíram quando a fuselagem foi rasgada em pedaços porque os engenheiros ignoraram uma falha crucial do projeto: usavam janelas quadradas.

As janelas quadradas são problemáticas para os aviões que voam alto devido a uma pequena diferença na pressão atmosférica e na pressão da cabine. Essa diferença faz com que a cabine se expanda muito pouco, o que coloca pressão sobre o material. Esse estresse é mais acentuado nos cantos de uma janela quadrada, e quando o estresse se torna muito grande, isso pode levar ao rompimento da estrutura. Com uma janela oval, no entanto, a tensão flui mais suavemente em torno da coisa toda, evitando um acúmulo potencialmente destrutivo do estresse.

O post Por que as janelas dos aviões são redondas? apareceu primeiro em Coruja Feed.

share

Comments are closed.