Os cientistas estimam que cerca de 10% da população é canhota. Os canhotos são mais inteligentes que os destros? O que você acharia se eu te falasse que os cinco últimos presidentes dos EUA foram canhotos? Isso é meio esquisito não? O que os canhotos têm a mais do que os destros? As pessoas canhotas estariam tentando dominando o mundo?

Brincadeiras à parte, parece que os canhotos são mais inteligentes! Uma recente pesquisa apontou que os canhotos têm destaque em algumas habilidades, principalmente nos temas relacionados a matemática e que exijam criatividades, talvez isso justifique a grande quantidade de personalidades canhotas no mundo.

Canhotos famosos da história

Você saberia dizer o que Adolf Hitler, Albert Einstein, Alexandre o Grande, Ayrton Senna, Bill Gates, Bob Dylan e Barack Obama tem em comum? Todos são canhotos e conseguiram visibilidade mundial. A lista é bem grande, se você considerar que apenas 10% da população é canhota, algo diferente existe.

O que faz uma pessoa ser canhota?

Segundo a ciência existem 3 fatores que podem determinar se uma pessoa é ou não canhota. A primeira atribui a escolha por predefinições genéticas onde essa preferência de utilizar a mão esquerda como predominante vem dos ancestrais. A segunda teoria atribui a hipótese da aquisição, onde a justifica é que a habilidade é conquistada ainda nas fases iniciais da vida. A terceira e ultima teoria é baseada em questões hormonais. Porem essas características não determina que os canhotos são mais inteligentes que os destros

os canhotos são mais inteligentes que os destros
Os canhotos desenvolvem mais o lado direito do cérebro.

Estudo recente sugere que canhotos são mais inteligentes

Um estudo publicado no jornal Frontiers in Psycology, analisou a associação entre escrever com a mão esquerda e as habilidades matemáticas. Foram feitas uma séria de experiências com 2300 estudantes dos ensinos primário e secundário.

Os resultados dos testes apontaram que os canhotos eram mais inteligentes que os demais alunos quando estavam diante de problemas associados à matemática. Percebeu-se também que os canhotos possuíam uma tendência de encontrarem soluções criativas para os problemas relacionados.

Os pesquisadores finalizam o estudo dizendo que quem usa preferencialmente a mão esquerda tem o lado direito do cérebro mais desenvolvidos, sendo esse “especializado em processos como o raciocínio espacial e a capacidade de gerar mentalmente a representação de objetos, sugerindo dessa forma que os canhotos são mais inteligentes que os destros pelas características do desenvolvimento cerebral.

O post Os canhotos são mais inteligentes! Estariam eles tentando dominar o mundo? apareceu primeiro em Coruja Feed.