Quem nunca passou por aquele momento que não se tem nada para dizer? Existem estudos que estruturam padrões de fluidez que são ótimas dicas de conversação. O método FORD é um dos mais populares, ele pode ser te ajudar a ter uma conversa fluida e permitir que os tópicos nunca acabem.

Como esta o tempo hoje?

Essa pergunta é considerada uma chacota, quando não temos assunto nenhum ela é uma saída, porém o método FORD consiste em fazer perguntas, não sobre assuntos genéricos, mas sobre temas relacionados à vida da pessoa.

Um estudo de 2017 publicado no Journal of Personality and Social Psychology descobriu que quando as pessoas foram instruídas a fazer mais perguntas, seus parceiros de conversação os acharam mais agradáveis. O mesmo estudo também analisou um cenário de namoro através de um encontro às cegas. O estudo descobriu que as pessoas que faziam mais perguntas de seguimento eram mais propensas a obter uma segunda data. É um fato: as pessoas gostam de falar sobre si mesmas. Peça-lhes para fazer o que eles gostam, e eles provavelmente também gostarão de você.

O método que te ajuda na conversa

O método FORD e uma das nossas dicas de conversação; ele é estruturado em 4 pilares que representam tópicos de conhecimento que podem ser utilizados como iniciadores de conversação para qualquer pessoa:

  • F: Família (“Você tem algum irmão? – Seus pais são da cidade”)
  • O: Ocupação (“Você trabalha com o que? – O que você faz para ganhar a vida?”)
  • R: Recreação (“O que faz para se divertir?”)
  • D: Sonhos – “Dreams” (“Você já pensou em fazer esse sonho profissionalmente?”)

Se você realmente deseja cortar a estranheza de uma conversa, uma dica importante é não só fazer perguntas, mas também ouvir as respostas da pessoa. Em seguida, comente sobre elas, coloque novos pontos de vista e em cima da resposta da pessoa pense em novas perguntas que girem em torno núcleo de tema que você escolheu para falar.

O post Deixe a conversa fluir dicas de conversação com o método FORD apareceu primeiro em Coruja Feed.